Ragnar Lothbrok, um jovem que se considera descendente de Odin, é um guerreiro, fazendeiro e chefe de família. Visionário e sonhando viver diversas aventuras, ele acredita que as riquezas sonhadas por seu povo encontram-se além do mar Báltico. Mas para conseguir conquistá-las ele precisa convencer Earl Haraldson, o líder de seu povo, a permitir que ele e seus guerreiros viagem em direção à Inglaterra.
Um guerreiro viking busca a provação do líder de sua comunidade na abertura dessa série que narra as aventuras medievais de um grupo de nórdicos.
Ragnar e seus homens se preparam para sua primeira jornada ao oeste, mas o furioso Earl Haraldson jura obter vingança pela revolta deles.
Ragnar e sua tripulação invadem um mosteiro, garantindo uma recompensa de riquezas para Earl Haraldson.
Ragnar retorna à Inglaterra desta vez com a permissão de Earl Haraldson, sob a condição de incluir seu homem, Knut, como parte da tripulação.
Earl Haraldson ataca a fazenda de Ragnar na intenção de ensinar-lhe uma lição. Eles devastam grande parte da área, matando todos os animais e queimando construções. Ragnar, ferido, rende-se para dar à sua família tempo para chegar ao barco.
Ragnar faz o desafio a Earl Haraldson, que inicialmente recusa, alegando que Ragnar é um criminoso. Ele lembra do que a vidente disse e decide aceitar.
Em três barcos no total, Ragnar e seus homens, chegam na Inglaterra e constroem um acampamento. O Rei Aelle recebe seu irmão e pede para que ele guie seu exército, mas eles são rapidamente derrotados quando Ragnar ataca durante a noite.
Ragnar, sua família e outras pessoas viajam para Uppsala em homenagem aos deuses. É uma viagem feita a cada nove anos, e ele convida Athelstan para acompanhá-los.
A pedido do Rei Horik, Ragnar, seu irmão Rollo, filho Bjorn e Floki viajam até Götland para negociar terras com Jarl Borg. Enquanto espera a resposta do Rei Horik para a proposta de Borg, ele se encontra com uma bela princesa.
A guerra travada entre Ragnar e o exército do Rei Horik contra Jarl Borg coloca irmão contra irmão. Enquanto isso, a Princesa Aslaug chega a Kattegat com uma surpresa.
Uma improvável aliança se forma com um objetivo comum: saquear a Inglaterra. Uma tempestade muda o curso da frota de Ragnar, colocando-os na rota de um poderoso inimigo.
Os vikings de Wessex atacam com com força total. Já o rei Ecbert se vê enfrentando um novo tipo de inimigo, enquanto Ragnar corre para dominar o oeste. Para completar, Jarl Borg possui seus próprios planos com relação ao futuro de Kattegat.
Uma reunião entre Ragnar e Ecbert pode pavimentar o caminho para um acordo futuro. Enquanto isso, Jarl Borg comanda Kattegat com pulso de ferro. Para completar, Rollo precisa se tornar o líder na ausência de Ragnar.
Lagertha e Ragnar se unem mais uma vez, enquanto Aslaug precisa enfrentar a verdade de suas profecias. Já Athelstan sofre para definir sua fé, ao mesmo tempo em que Bjorn precisa fazer uma escolha.
O rei Horik retorna a Kattehat com uma proposta surpreendente para Ragnar. Enquanto isso, Lagertha não é recebida com entusiasmo por seu marido. Para completar, Athelstan se torna o confidente do rei Ecbert.
Ragnar e Horik batem de frente sobre como lidar com Jarl Borg. Enquanto isso, o rei Aelle aparece em Wessex, enquanto Ecbert fica de olho em uma nova aliança.
A última profecia da princesa Aslaug é concretizada enquanto ela se prepara para dar a luz mais uma vez. Enquanto isso, Ragnar e Horik possuem visões diferentes sobre o verdadeiro propósito da viagem a Wessex.
Os guerreiros vikings de Ragnar marcham em direção à fortaleza do Rei Ecbert e se deparam com uma surpreendente recepção, dando início a uma batalha sangrenta.
Ragnar e o Rei Horik retornam a Kattegat para um duelo final. Chegou a hora de Ragnar considerar fazer novas alianças e a colocar sua confiança naqueles que ficaram ao seu lado.
As frotas de Ragnar e Lagertha partem de Kattegat mais uma vez rumo a Wessex, mas desta vez eles trazem os colonos.
Lagertha e Athelstan ajudam a organizar o assentamento dos Vikings. Enquanto isso, um misterioso viajante aparece.
O Rei Ecbert visita o assentamento Viking em constante desenvolvimento, enquanto a primeira colheita é semeada.
Apesar do retorno das forças, Floki se irrita por causa da aliança com Ecbert. A Princesa Kwenthrith faz articulações políticas calculadas.
A frota volta para casa. Lagertha pede que Ragnar viaje a Hederby para reclamar seu posto. O Vidente prevê intrigas para Rollo.
Com o avanço da preparação para o ataque a Paris, Rollo pensa em seu destino. Kalf chega a Kattegat.
A chegada da frota dos vikings a Paris desperta pânico, mas conde Odo tem certeza de que a cidade está preparada para enfrentar o ataque.
Paris é confinada sob o comando do conde Odo, mas os vikings estão determinados a arrombar os portões da cidade.
Os vikings lançam um segundo ataque a Paris, o que leva o imperador Charles a tomar uma decisão desesperada. Enquanto isso, em Wessex, Judith também se depara com uma decisão.
O destino de Rollo é reconhecido, e Bjorn assume como líder. Em sua última chance de tomar Paris, Ragnar e suas tropas assumem um grande risco, algo que pode alterar o curso da história viking.
Ragnar retorna doente a Kattegat, onde a suspeita de sua morte inicia os problemas de sucessão. Enquanto isso, Lagertha trava uma luta de poder com seu segundo no comando, o calculista Kalf. Já Rollo trai sua linhagem e segue em Frankia, ao mesmo tempo em que Floki paga o preço por sua brutalidade contra o padre.
Enquanto Ragnar e Floki continuam a se desentender, Rollo faz grandes esforços em Paris a fim de conquistar sua nova noiva, a princesa Gisla. Ao mesmo tempo, o rei Ecbert envia seu filho Aethelwulf ao resgate da rainha Kwenthrith.
Floki continua prisioneiro e Ragnar revela o alto preço que foi pago por suas ações, um misterioso visitante aconselha para Ragnar ser misericordioso, intrigas na corte francesa inclui um aliado improvável para Rollo. Além disso, Bjorn luta contra um feroz oponente no deserto.
Um rei norueguês e Bjorn, que é acompanhada por um novo parceiro, são recebidos no Salão Principal de Kattegat, Rei Aelle chega em Wessex para o Natal e não se impressiona com o desenvolvimento das relações familiares. Enquanto isso, em Paris, o futuro de Rollo depende se ele pode conquistar sua noiva, como uma delegação papal chega para arranjar um divórcio.
A traição paira no ar no Tribunal de Justiça em Paris e Wessex enquanto pessoas de confiança conspiram contra Odo, e Ecbert concorda em dar seu apoio a Kwenthrith em Murcia. Enquanto isso, Ragnar revela seu segredo mais profundo para Yidu, gravidez traz a felicidade a Lagertha e Kalf, e um casamento arranjado não sai como planejado.
Em Kattegat, Ragnar revela seu plano para invadir Paris novamente e, embora a frota seja tempestuosa, o desafio reside na França, onde Rollo aguarda. Enquanto isso, Ecbert despacha Aethelwulf e Alfred em uma peregrinação a Roma.
Na Inglaterra, Rei Ecbert maquina para garantir a coroa de Mercia, enquanto nos arredores de Paris, uma força considerável de Vikings ataca as defesas de Rollo. Além disso, o misterioso andarilho Harbard retorna a Kattegat e provoca um rebuliço entre as mulheres.
A liderança de Ragnar é questionada depois de sua derrota e retirada rio abaixo, embora ele tenha um plano que mantém em segredo. Rollo e Gisla têm informações que irão reforçar a posição de Rollo na corte francesa, enquanto o Conde Odo é lento para identificar seus verdadeiros inimigos, o que pode ter consequências graves.
Enquanto se aproximam de Paris, os Vikings relançam seus barcos, mas desta vez carregando estruturas interessantes feitas por Floki. Aethelulf e Alfred chegam em Roma, onde honras são concedidas pelo Papa Leo, mas em Wessex, as relações são menos cordiais entre o Rei Ecbert e um descontente Rei Aelle.
A vitória prova ser muito cara na batalha entre os Vikings e os franceses quando Ragnar confronta Rollo, selando o destino dos dois irmãos.
Ragnar retornou a Kattegat e existem segredos a serem revelados. Ele arquiteta um plano para retornar a Wessex e consertar os erros do passado, mas descobre que aqueles que eram seus aliados mais fiéis agora possuem planos próprios. Mesmo os filhos Lothbrok se recusam a se juntar ao pai na missão exceto um deles.
Os habitantes locais de Kattegat dizem a Ragnar que os deuses o deixaram ao mesmo tempo em que ele sofre para reunir o necessário para a viagem a Wessex. É Bjorn que possui o carisma agora, conforme se prepara para realizar seu sonho de longa data de explorar o Mediterrâneo em um novo barco construído por Floki. Em contrapartida, Ragnar deve aceitar embarcações usadas e uma tripulação que ele subornou. Mais tarde, Aslaug tem a premonição que a frota será perdida em uma grande tempestade e avisa a Ragnar e seu filho precioso, Ivar, mas eles não escutam.
A frota de Ragnar afunda e é levada até a costa de Wessex, mas sem sobreviventes suficientes para formar uma força digna. Assim, Ragnar e Ivar precisam tomar uma difícil decisão. Enquanto isso, Rollo se reúne com seus camaradas Vikings mais uma vez e não consegue resistir a se juntar a Bjorn em sua viagem, o que coloca em risco seu casamento e sua nova identidade franca. Ragnar também se arrisca ao levar Ivar até a Royal Villa em Wessex, o que deixa ele e seu filho à mercê do Rei Ecbert.
Lagertha tenta cumprir uma ambição de longa data. Ragnar negocia uma concessão inesperada do Rei Ecbert.
Ragnar e Ivar estabelecem um novo nível de compreensão enquanto conspiram contra os saxões.
A frota de Bjorn lança um ataque surpresa, enquanto a busca de Lagertha pelo poder continua em Kattegat.
Um grande exército de Viking se junta em Kattegat, quando Lagertha permanece vigilante na ausência de Bjorn.
O plano de Ragnar é realizado, o exército Viking atraca na costa de Northumbria.
O exército Viking avança através do campo inglês, enquanto o Rei Ecbert e Aethelwulf procuram defender o reino.
O príncipe Aethelwulf é alvo do plano de batalha dos Vikings, quando Ecbert fica para trás elaborando seu próprio plano.
Ivar tenta vencer Ubbe e Hvitserk com uma estratégia ousada para o Grande Exército. Um poder religioso surge entre os saxões. Floki traça um novo caminho.
A volta do rei Harald a Kattegat não parece cair bem para Lagertha. Alianças são formadas para desafiar o controle dos nórdicos em York. Floki atinge águas turbulentas.
O bispo Heahmund e Aethelwulf dão início ao seu plano de batalha, o que deixa os filhos de Ragnar divididos. Harald apresenta Astrid a seu povo.
Lagertha faz uma oferta a Ubbe, enquanto Astrid considera a oferta de Harald. Heahmund pensa em um novo plano de ataque. Bjorn expande seus horizontes.
Ivar encontra alguém à sua altura ao conhecer o Bispo Heahmund; Floki retorna para Kattegat; Bjorn tem uma recepção generosa no norte da África.
Lagertha é traída, e Bjorn deve encontrar uma maneira de apoiar a rainha perturbada. Enquanto isso, Floki e seus colonos chegam a uma nova terra, mas está longe do que eles esperavam.
Bjorn retornará a Kattegat após sua longa jornada para descobrir que um ataque deve ocorrer na próxima lua cheia. Enquanto isso, Ivar terá que decidir se deve confiar em um ex-inimigo no campo de batalha.
A batalha de Kattegat começa e, à medida que os dois exércitos se alinham para lutar, deve se decidir entre um último apelo à paz ou a uma guerra total. Enquanto isso, Floki enfrenta discórdia entre os colonos.
Os líderes do exército consideram suas opções no calor da batalha. Enquanto isso, no acampamento de Floki, todas as esperanças de unir a comunidade juntos são precipitadas à medida que a tragédia se desenrola.
Muito sangue e separações na guerra por Kattegat, com Lagertha, Harald e Ubbe enfrentando pessoas que amam no campo de batalha.
Após a terrível batalha por Kattegat, Ivar continua querendo vingança. Bjorn recebe notícias desagradáveis, e Lagertha tem cada vez menos opções.
A ligação entre Heahmund e Lagertha, a nova consorte de Ivar e o tratamento que Alfred dá à rainha em potencial desencadeiam intrigas políticas e amorosas.
A ação decisiva de Heahmund contra Lorde Cuthred tem repercussões. Em Kattegat, a ilusão de grandeza de Ivar toma um rumo sinistro.
O sacrifício dramático de Ivar desperta suspeitas. As forças de Harald se aproximam, e Alfred é alvo de conspirações. A tragédia leva Floki a ter uma epifania.
Com os vikings em seu encalço, Alfred se prepara para lutar por Wessex. Uma visão perturbadora convence Heahmund a desistir de seus desejos.
Os filhos de Ragnar realizam um de seus maiores sonhos depois da batalha. Bjorn encontra alguém à sua altura. Hvitserk descobre um novo caminho.
Uma nova ameaça se aproxima de Wessex, e Bjorn trama com Harald. Ivar faz uma oferta irrecusável a Hvitserk, e a fé de Floki sofre um golpe.
Ivar fica cada vez mais cruel. Ubbe executa um plano ousado antes da batalha. Judith faz uma descoberta surpreendente, e Hvitserk tenta convencer um aliado.
Os filhos de Ragnar avançam rumo ao seu destino. Ivar enfrenta questionamentos sobre Baldur. Ubbe luta até a morte, Floki encontra o impensável e Bjorn vai para casa.
Bjorn lidera o ataque para tomar a coroa de Ivar. O último confronto por Kattegat é marcado por sangue derramado, traição e incertezas.
Depois de deixar Kattegat, Ivar, o Desossado, embarca em uma jornada para lugares desconhecidos, onde se depara com um estranho e de repente se lembra de memórias anteriores, o que o obriga a relembrar a história do gênio único que é Floki.
Bjorn reina como rei, mas sua incapacidade de se apoiar em sua mãe o força a lidar com seus problemas reais sozinho.
A comunidade está abalada por eventos chocantes, e Lagertha se vê obrigada a tomar certas medidas; Ivar está ciente da ameaça que Oleg representa.
Lagertha lidera a resposta da sua vila aos ataques recentes, mas tragédias ocorrem. Olaf tem um novo plano para o futuro da Noruega. Ivar está interessado na situação de Igor, o jovem herdeiro controlado por Oleg.
Como os reis e jarls da Noruega chegam ao território de Harald para a eleição do rei de toda a Noruega, Olaf tem certeza do resultado, mas não tanto quanto ele acredita.
Bjorn é forçado a agir rapidamente após as eleições para o rei de toda a Noruega. Os bandidos atacam a vila de Lagertha novamente confiantes em uma vitória fácil.
Bjorn volta para Kattegat; Harald se vinga de Olaf; em Kiev, Ivar e Igor recebem notícias interessantes sobre o príncipe Dir.
Bjorn enfrenta uma decisão difícil. Em busca de novas terras e velhos amigos, Ubbe e Torvi deixam Kattegat.
Ubbe e Torvi encontram um viajante misterioso na Islândia. Bjorn é forçado a reconsiderar quem são seus inimigos quando Erik retorna de uma missão de observação com algumas informações preocupantes.
Ivar e Igor podem estar conspirando contra Oleg, mas ainda fazem parte da força que partirá de Kiev para invadir a Escandinávia. Por essa razão, o Rei Harald e o Rei Bjorn começam os preparativos para a invasão. Entretanto, a dúvida que se tem é se pode ser feito o suficiente para resistir à força russa.
Na Islândia, Ubbe descobre a verdade sobre Kjetill e tem que tomar uma decisão difícil. Enquanto isso, de volta à Noruega, a batalha contra os Rus teve consequências graves. Porém, reforços são enviados e Bjorn tem uma ideia que pode salvar o dia.
O clima muda quando o exército Rus volta a Kiev e Oleg consegue isolar Ivar. Porém, Dir está formando uma força para derrubar Oleg e Ivar é parte do plano. Enquanto isso, Ubbe e um grupo de colonos decidem deixar a Islândia em busca da Terra Dourada.
É dia de eleição em Kattegat, e a chegada de estranhos força um resultado inesperado. Enquanto isso, Ivar recebe a confirmação do Príncipe Dir de que as tropas estão prontas para desafiar Oleg. Ivar e Hvitserk agora devem levar Igor para fora de Kiev.
O Príncipe Igor recebe as boas vindas de um herói em Novgorod, mas em Kiev o clima é sombrio. Os colonos de Ubbe encontram terras, mas logo percebem que não é a Terra Dourada que eles esperavam e, com a escassez de alimentos, o conflito se aproxima.
A luta começa na Groenlândia e Ubbe, Torvi e Othere mal escapam com vida, em um barco sem suprimentos. Ivar, Hvitserk e as tropas do Príncipe Dir se aproximam dos portões de Kiev, mas eles não desconfiam da resistência que o Príncipe Oleg vai montar.
Em mar aberto, Ubbe e os colonos ficam à mercê dos elementos; a tensão aumenta entre Ubbe e Othere.
O Rei Alfred de Wessex ouve sobre a chegada dos filhos de Ragnar e decide tomar medidas drásticas.
Ubbe e os colonos encontram terras, mas eles não estão sozinhos; Ivar bola uma nova estratégia.
Na nova terra, Ubbe e os colonos usam uma diplomacia cuidadosa ao se verem cercados por nativos.
Os filhos de Ragnar assumem o seu manto; a tragédia ressoa, inclusive na Inglaterra.